22/01/2012

Tecnologias de Acessibilidade Digital – Software Educativo

Palavras Cruzadas Mágicas
Permite aprender vocabulário em Português ensinando a soletrar as palavras com a ajuda de som.
Contém quatro tipos diferentes de jogos com palavras e um editor para cada um. O programa tem quatro tipos de atividades: Palavras Cruzadas, Sopa de Letras, Juntar palavras e imagens, e Letras Desaparecidas. Existem perto de 800 exercícios divididos em três níveis de dificuldade e com três tamanhos.

O programa tem dois editores: o Editor de Palavras que lhe permite criar novas listas de palavras utilizando novos sons, imagens, ou fotografias, e o Editor de Cruzadismos que lhe permite criar novos exercícios para todas as atividades.

Interfaces de acesso: rato, ecrã tátil, um ou dois manípulos, ou um teclado de conceitos.





Tobias – O palhaço
Produto recomendado e avaliado pelo Ministério da Educação para as áreas das TIC e Matemática.

Destinado a crianças dos 4 aos 8 anos, permite uma aprendizagem através de atividades lúdicas, com base em cinco jogos: Caras divertidas, Carteiro, Gelados, Blocos de Construção e Jardim de Morangos. Todos os jogos apresentam uma explicação oral e uma exemplificação de cada nível. As atividades propostas pressupõem um crescimento gradual, do concreto para o mais abstrato.

Cada nível possui animações atrativas, acompanhadas por voz. As suas atividades estimulam a aprendizagem das cores, das formas e padrões.

 Desenvolvimento de competências:
- Reconhecimento de formas, padrões e cores;
- Identificação de figuras geométricas;
- Planeamento de percursos;
- Orientação espacial;
- Estratégias de antecipação e previsão de resultados;
- Ordenação lógica;
- Programação de computadores.




WordRead
Programa que utiliza a síntese de voz para transformar texto em fala. Os textos podem ser lidos em tempo real ou guardados em formato de som (WAV), para poderem ser ouvidos posteriormente.

Este programa pode ser utilizado para verificar a integridade de qualquer documento Microsoft Word, lendo "em voz alta" um documento acabado de criar, ou um documento já existente. Inclui um sintetizador em Português europeu, de elevada qualidade.

Lê também qualquer texto proveniente de muitos outros processadores de texto, programas de correio eletrónico, certos ficheiros PDF e programas de navegação na Internet.

Este programa pode ser utilizado como ferramenta de apoio à aprendizagem da leitura e escrita, ou pode ser utilizado como tecnologia de apoio à comunicação por pessoas com dificuldade em comunicar através de voz.




Aventuras 2 no mundo das palavras, das imagens e dos sons
Software totalmente inclusivo, constituindo-se como um laboratório para a aprendizagem da leitura e da escrita. Desenhado em ambiente aberto, este software integra 17 atividades temáticas no domínio da leitura/escrita, permitindo ainda ao professor a construção de atividades adaptadas ao aluno. 

O Aventuras 2 integra ainda o sintetizador de voz Português Europeu Amália, que apresenta uma excelente definição articulatória, estando capacitado para a leitura de toda a informação escrita. Permite igualmente a gravação da própria voz do utilizador.

É acessível através de qualquer tipo de periférico, incluindo comutadores para varrimento.

Integrado no âmbito das Necessidades Educativas Especiais (NEE), é particularmente indicado no trabalho reeducativo da deficiência mental e da dislexia.

Foi concebido para ser utilizado em contexto da educação formal e não formal, nos casos de NEE e na educação de adultos.


Para mais informações, clique aqui.

1 a 100
Programa que ensina os conceitos básicos da matemática. 

Podem ser escolhidos 5 níveis que contêm 12 exercícios diferentes.

Interfaces de acesso: rato, ecrã tátil, um ou dois manípulos, ou um teclado de conceitos.




Robot Roamer 
Proporciona uma base sólida para o pensamento matemático, desde o simples reconhecimento de números até à aritmética e resolução de problemas. Através do Robot Roamer, as crianças tornam-se participantes ativos no mundo da geometria, matemática, do desenho e tecnologia... através de inúmeras atividades curriculares. A sua aparente simplicidade, ideal para os mais novos, esconde sofisticadas aplicações tecnológicas que desafiam os mais crescidos e os mais dotados. O Robot Roamer destina-se, então, a crianças e jovens dos 3 aos 15 anos.

Permite desenvolver competências em diversas áreas:
- Matemática
- Arte e Expressão
- Controlo e Sensores
- Compreensão de conceitos abstratos de forma concreta.




123
10 atividades para praticar e reforçar as noções e conceitos da utilização dos números até 20. Poderá praticar as operações de adição e subtração com a ajuda de muitas animações, música e surpresas. Este programa adequa-se ao ensino da matemática no ensino pré-escolar. As definições do programa podem ser alteradas para cada aluno.

Interfaces de acesso: rato, ecrã tátil, um ou dois manípulos, ou um teclado de conceitos.





Dois a Dois

Programa com jogos de memória, onde é possível criar as suas próprias atividades.

O programa contém centenas de imagens, música, sons e efeitos sonoros.

Pode criar pares de acordo com as cores, formas ou imagens, em diversas categorias, como animais, plantas, instrumentos musicais, comida, mobília, bandeiras, etc. É possível também associar duas palavras que constituam um par, como opostos ou sinónimos.

Interfaces de acesso: Ecrã tátil, 1 ou 2 manípulos, Rato e Teclado de conceitos.





Filiokus 

Programa para treino de causa/efeito.

Consiste em 30 imagens diferentes para construir, por exemplo, através de manípulos. Quando uma figura é construída, anima-se e ouvem-se sons. Existem diversas configurações para ajustar o programa às necessidades de cada utilizador.

Interfaces de acesso: Ecrã tátil e Manípulo.





Splodge! 
Programa divertido que permite aos utilizadores carimbar imagens no ecrã, acompanhadas de sons correspondentes.

O programa dispõe de grande variedade de carimbos, sons e imagens de fundo, organizados em 10 temas diferentes: mar, quinta, flores, balões, fantasmas, carros, etc. É ideal para ser utilizado com ecrã tátil.

Interfaces de acesso: Ecrã tátil; Rato ou outro dispositivo apontador.




Easy Games 

É composto por 6 jogos.

Estes jogos são desenhados para divertir e praticar a observação, concentração e utilização de teclas ou manípulos. O programa inicia-se com um menu de imagens, que lhe permite aceder a 6 jogos diferentes: "Mini Asteróides", "Mini Rabbits", "Mini Break", "Mini Space", e "Mini Tetris".

Interfaces de acesso: Ecrã tátil, 2 manípulos, Rato e Teclado de conceitos.







Switch Trainer - Treino para manípulos 
Programa que ensina como utilizar 2 manípulos para utilizar o computador. Foi desenvolvido para crianças com deficiência física com ou sem deficiência intelectual.

Os jogos individuais apresentam uma variedade de opções para aprender, praticar e consolidar o uso de dois manípulos. Iniciativa e aprendizagem na realização das atividades serão o objetivo ao invés de respostas pré-estabelecidas e de solução de tarefas.

Modos de operação: rato ou recurso alternativo de entrada; teclado; varrimento com uso de 1 ou 2 manípulos.




Jogos de Memória 
Tem como objetivo melhorar o treino da memória, em crianças e adultos com dificuldades de concentração ou TDAH (Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade).

O software inclui 9 tarefas de treino de memória: 5 tarefas visuais-espaciais e 4 tarefas espaciais-verbais. O nível de dificuldade é automaticamente e continuamente adaptado ao desempenho do utilizador.

O software é neutro em género e as ferramentas de administração apresentam um formato “amigo do utilizador”, sendo fácil adaptar o programa às necessidades de cada utilizador.

Interfaces de acesso: rato, ecrã tátil, teclado de conceitos.


Fonte:
Catálogo Nacional de Ajudas Técnicas

Sem comentários:

Enviar um comentário