19/01/2012

Tecnologias de Acessibilidade Digital - Interfaces para acesso ao computador

Pessoas com disfunções neuromotoras ou cognitivas têm muitas vezes dificuldade em aceder ao computador através das interfaces mais vulgares: o rato e o teclado.

Existem várias alternativas ao rato e teclado, desde as mais simples às mais sofisticadas. Com a vasta gama de produtos nesta área, pretende-se que haja soluções de acesso ao computador para todas as pessoas, independentemente das suas limitações motoras ou cognitivas.



1. Tecnologias alternativas ao rato

Manípulo Pillow
Este manípulo é ativado ao pressionar a superfície macia, ideal para ser ativado pela cabeça ou pela face. Capa em tecido lavável. A base do manípulo vem com um alfinete de segurança e uma parte com Velcro para adaptar facilmente a uma almofada ou uma cadeira. Tem feedback auditivo e tátil. Força de ativação: 180 gr.


ROCK - Joystick Programável
Este equipamento possui todas as funcionalidades de um rato normal, incluindo o clique esquerdo /direito, duplo clique e arraste. Requer movimentos mínimos de mão para fazer movimentos precisos do cursor sem fadiga do utilizador. É recomendado para utilizadores com dificuldades de controlo motor das mãos, com espasmos musculares ou com dificuldades na coordenação óculo-motora.

Características principais:
- Liga-se ao computador por porta USB ou por PS2;
- Não requer software de instalação;
- Funciona nos sistemas operativos Windows e Apple.
- Design robusto, ergonómico e simétrico para poder ser utilizado com a mão esquerda ou direita;
- Botões programáveis;
- Avisos sonoros e visuais para indicar a seleção ou mudança de função.



Monitor Táctil
Inclui uma membrana táctil incorporada no próprio monitor. Torna possível aceder ao computador por seleção direta com o dedo.





Magic Touch
Janela que é colocada sob o ecrã de um monitor.

Muito resistente e fácil de limpar. Esta janela pode ser retirada com facilidade do monitor e ser usada como tablet para desenho. A película táctil pode ser ativada com a pressão de um dedo ou de uma caneta de feltro (sem tinta), imitando todas as funções do rato (clique, duplo clique, arrastar e mover o ponteiro). Funciona também como filtro para as radiações do monitor e elimina a eletricidade estática.





SmartNAV
Dispositivo apontador que permite controlar um computador apenas com movimentos de cabeça. Recomendado para utilizadores com mobilidade reduzida a nível dos membros superiores, mas que tenham bom controlo de cabeça.

Características principais:
- Ligação USB ao computador;
- Funciona com uma câmara de infravermelhos e um pequeno ponto adesivo que pode colocar-se na testa ou nos óculos do utilizador;
- Velocidade do ponteiro do Rato controlável.





Tracker Pro
Apoiado sobre o monitor do computador, este dispositivo "segue" o movimento de um pequeno refletor (autocolante) colocado na testa ou nos óculos do utilizador. Desta forma, quando o utilizador move ligeiramente a cabeça, o Tracker converte este movimento num movimento do ponteiro do rato do computador.

Principais características:
- Muito fácil de instalar;
- Ligação USB ao computador;
- Pode ser utilizado com um programa de emulação de teclado para possibilitar a escrita ou mesmo o controlo de outros programas do sistema operativo.







2. Tecnologias alternativas ao teclado

GRID2
Para trabalhar no computador sem precisar de utilizar o rato ou o teclado. Os teclados virtuais do GRID2 podem ser acedidos através do rato ou de qualquer outro dispositivo apontador – tracker, trackball, ou outros dispositivos apontadores. Possibilita ao utilizador expressar-se e comunicar de forma autónoma, utilizar o computador e os programas nele contidos, e também controlar totalmente o seu ambiente físico (abertura e fecho de portas e janelas, acesso autónomo ao telefone, TV, equipamento de áudio e vídeo, etc.).

Além de ser uma alternativa ao teclado, também inclui navegador de Internet, acesso direto a envio/receção de emails e SMS, ao Skype, Media Player e DVD.





Teclado de Conceitos IntelliKeys
Teclado programável que constitui uma alternativa de acesso ao computador. Ao utilizar o IntelliKeys com outros programas, nomeadamente o software da IntelliTools, cada tecla do teclado de conceitos pode gerar imagens, sons ou movimentos no ecrã do computador.





3. Manípulos


Jelly Beamer - Manípulo sem fios
Atua exatamente como um manípulo tradicional mas sem o incómodo dos fios.
Inclui um transmissor e um recetor. Basta ligar ambos os componentes para ON, ligar o recetor a qualquer brinquedo adaptado, comunicador ou computador e está pronto a ser utilizado por acesso sem fios.





Specs
Manípulo pequeno e muito resistente. Pode ser suportado por um braço articulado. Retorno auditivo ("clique") em cada ativação.



Big Red Twist
De forma circular e é adequado a utilizadores que necessitem de um manípulo grande, dadas as suas incapacidades motoras ou visuais.






4. Acesso pelo olhar


Intelligaze IG-30
Permite ao utilizador controlar o computador apenas por olhar para o ecrã, possibilitando que pessoas que tenham movimentos muito limitados consigam, por exemplo, comunicar de uma maneira independente utilizando software de comunicação existente no mercado.




MyTobii
Permite detetar com rigor para onde o utilizador está a olhar seguindo o movimento dos seus olhos. Substitui outros dispositivos de acesso como o rato, teclado ou manípulos. Permite a movimentação livre da cabeça do utilizador enquanto este opera o equipamento, o que é uma enorme vantagem em relação a outros sistemas que emulam as funções do rato e não permitem esta liberdade.







Fonte:
Anditec
Maria Arbués Moreira












Sem comentários:

Enviar um comentário