19/01/2012

Tecnologias de Acessibilidade Digital – Comunicação Aumentativa

1.  Símbolos para a Comunicação

Boardmaker e Boardmaker & Speaking Dynamically

O Boardmaker (BM) contém bibliotecas com mais de 5000 Símbolos Pictográficos para a Comunicação (SPC) que são utilizados para criar quadros de comunicação impressos, grelhas para equipamentos de comunicação, fichas de trabalho, etc.

O Speaking Dynamically Pro (SDP) permite atribuir uma variedade de ações a botões de qualquer quadro criado para que se possa utilizar o computador como um poderoso equipamento para a Comunicação. Os quadros criados no BM podem ser utilizados pelo SDP e vice-versa. Poderá ainda criar atividades interativas para utilização na escola, na terapia da fala, etc.


2. Sistemas Integrados

São sistemas completos que incluem um computador, a ajuda para a comunicação e a interface de acesso. Desta forma, os sistemas integrados são soluções "prontas a usar" e permitem que muitas pessoas, com diferentes necessidades e contextos, possam comunicar com independência.


SICAM

Os Sistemas Móveis para a Comunicação Aumentativa permitem que pessoas com disfunções comunicativas, sejam elas temporárias ou permanentes, possam expressar-se e comunicar de forma autónoma. Estes sistemas são baseados em dispositivos móveis (UMPC ou PDA) que permitem que o sistema de comunicação acompanhe o seu utilizador.

O software de comunicação baseia-se em teclados no ecrã que podem ser acedidos através de ecrã táctil ou outras interfaces de acesso. O utilizador pode comunicar por voz sintetizada ou gravada, através de escrita ou de quadros de comunicação, por seleção de letras, frases ou símbolos.

O Sistema Integrado para a Comunicação Aumentativa (SICAM) é uma ajuda para a comunicação baseada em Windows XP, leve e portátil, com ecrã táctil, podendo ser transportado facilmente, apoiado sobre uma mesa ou montado numa cadeira de rodas. Esta solução integra a comunicação através de fala (sintetizada ou gravada) ou de escrita (texto ou símbolos) e o acesso a várias aplicações do sistema operativo. O utilizador pode aceder a este sistema através de toque no ecrã táctil ou de outros tipos de interfaces adequadas a disfunções motoras.

Dispondo de várias opções, o SICAM pode incluir na sua configuração básica em software de ajuda para a comunicação: Speaking Dynamically ou a pré-instalação do PT Minha Voz-GRID.

Inclui a possibilidade de ligação à internet ou outro tipo de redes.






SICAM 12

Baseado num TabletPC com 12 polegadas. Com ecrã táctil de elevada qualidade, vários tipos de suporte e de entradas, este equipamento é uma excelente ajuda para a comunicação.





Megabee

É um sistema comunicação fácil de utilizar para ajudar na comunicação rápida.

Não requer calibração e permite mudanças de posicionamento de cabeça.

Requer pouco treino e em poucos minutos compreende-se o conceito.

O utilizador usa o sistema apontando com os olhos e fazendo a aceitação com o piscar de olhos para selecionar letras e frases, com a ajuda do cuidador, onde estão dispostas no ecrã.

É totalmente portátil e independente de um computador para fazer a comunicação.


Clique aqui para vídeo de demonstração.

GRID Mobile

Sistema de Teclados no Ecrã, isto é, um emulador de teclado que pode substituir as funções dum teclado convencional, através do toque no ecrã na célula ou de um processo de varrimento (através de botões do telefone, toque no ecrã, joystick, manípulo externo).

Comunicação Aumentativa: Além de comunicar utilizando teclados desenhados no PTMinha Voz Grid ou no Grid Maker, o utilizador pode escrever com predição, enviar e receber SMS através de teclados Grid e ter uma lista de contactos. O sintetizador de voz em Português Europeu incorporado e os teclados virtuais configuráveis permitem a construção de sistemas de menus personalizados para a comunicação aumentativa.





3. Comunicadores

Os Comunicadores ou Digitalizadores, são equipamentos de ajuda para a Comunicação. O seu princípio básico é a possibilidade de gravar e guardar previamente mensagens de voz que o utilizador poderá selecionar para comunicar. As mensagens guardadas são gravadas através de um microfone integrado no equipamento e podem ser substituídas por novas mensagens, bastando para isso regravar.



3.1. Comunicadores Simples


Talking Brix

Os comunicadores “Talking Brix” são finos, leves com ímanes interiores. Pode criar mensagens múltiplas pela ordem que desejar. Cada pacote de comunicadores “Talking Brix” têm 3 unidades (vermelho, verde e azul).

Principais Características:
- Gravação simples de uma mensagem em cada comunicador
- 10 segundos de gravação por comunicador
- Baterias recarregáveis


Clique aqui para ver um vídeo acerca deste comunicador.

BIGmack

Este comunicador inclui um cabo para ligar a um brinquedo adaptado ou outro dispositivo.

Características principais:
- Permite configurar o tempo entre repetições, para evitar que um utilizador ative continuamente o manípulo;
- 75 segundos de gravação;
- Possibilidade de ligar a um sistema de amplificação de som (colunas áudio).



iTalk2

Comunicador com 2 mensagens, acessíveis num plano inclinado para fácil acesso.



3.2. Comunicadores sem Varrimento

GoTalk Pocket

Comunicador portátil e de reduzidas dimensões que cabe na mão ou no bolso.

Podem gravar-se 6 mensagens por cada nível (5 níveis), que permitem ao utilizador comunicar de uma forma simples e eficaz. As grelhas de comunicação são inseridas de uma forma muito fácil e são armazenadas num compartimento removível atrás no aparelho.


Super Talker

Comunicador de mensagens simples, começando com uma única mensagem para utilizadores no início e progride para 2, 3 ou 8 mensagens para utilizadores mais experientes.
É fácil mudar as grelhas para alterar o número de mensagens: tem 8 níveis para gravar até 64 mensagens

Principais características:
- Nova tecnologia que permite uma qualidade de som superior;
- Tempo máximo de gravação de 16 minutos;
- 4 tipos diferentes de grelhas.



Go Talk +

São muito leves, resistentes e fáceis de transportar.

Incluem uma primeira linha de células para gravação, cujas mensagens não variam com a mudança de níveis. Estas células são úteis para gravar mensagens genéricas e úteis em diferentes contextos, por exemplo o nome da pessoa, mensagem de saudação e outros.

Existem três modelos cujas características comuns são:
- 5 níveis para gravação
- Ótima qualidade de som
- Dimensões: 23cm x 30cm x 3cm (aprox.)
- Peso: 0,65 Kg

As características que os distinguem dizem respeito ao n.º de teclas, n.º de mensagens e tempo total de gravação. Assim:

Go Talk 4+
- 4 + 2 teclas
- 20 + 2 mensagens
- Tempo total de gravação: 4.5 minutos

Go Talk 9 +
- 9 + 3 teclas
- 45 + 3 mensagens
- Tempo total de gravação: 9 minutos

Go Talk 20+
- 20 + 5 teclas
- 100 + 5 mensagens
- Tempo total de gravação: 15 minutos



3.3. Comunicadores com Varrimento


GoTalk Express 32

Comunicador com varrimento ideal para o inicio da comunicação. Além disso, acompanha a progressão na comunicação dos seus utilizadores.

Novas opções neste comunicador: LEDs à volta de cada célula para feedback visual;  cada mensagem tem a possibilidade de adicionar 1.5 segundos de um som à celula; opção de reproduzir várias mensagens na sequência escolhida!

Principais características:
- robusto, atrativo e com excelente qualidade de som.
- 32 células de gravação
- 5 níveis de gravação
- capacidade de 160 mensagens
 

Talara 32

Digitalizador de fala com um máximo de 32 células.

Principais características:
- 45 minutos de gravação;
- 4 níveis;
- 5 configurações possíveis (32, 16, 8, 4 ou 2 células);
- Fácil de utilizar e de transportar;
- Simples de gravar e com ótima qualidade de gravação.




Comunicador S32

Dispositivo para a comunicação alternativa que reproduz mensagens pré-gravadas, ativadas por toque ou por manípulo. Está disponível em 2 modelos: Touch (apenas por seleção direta) ou Scan (tem a opção de varrimento).

O S32 dispõe também da possibilidade de controlar brinquedos e dispositivos com infra-vermelhos.

Pode conter na memória até 192 quadros de comunicação devido ao seu cartão de 2GB e mais de 60 horas de som gravado. Devido ao elevado tempo de gravação, pode guardar frases, historias, informações pessoais ou até músicas de CDs.

Tem incluído o software SymbolMate que permite criar, editar, gerenciar e imprimir as grelhas dos quadros de comunicação.

NOTA: O comunicador S32 vem com manual de instruções em Português. O Software SymbolMate vem em Inglês.


Fonte:
Anditec
Maria Arbués Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário