23/01/2012

Jogos de computador para cegos

Os jogos de computador, tão populares entre crianças e jovens, estiveram durante muito tempo inacessíveis para pessoas com dificuldades visuais, uma vez que grande parte da informação é sonora. 

Mas, alguns produtores criaram o fenómeno dos “acessible games”, ou seja, jogos que são totalmente acessíveis para pessoas com deficiência visual.

 
http://www.audiogames.net/
Este site, de língua inglesa, tem informação sobre todos os jogos de áudio (jogos apenas baseados em som) existentes bem como descrições e links para o download dos mesmos. A maioria dos jogos apresentados são gratuitos e estão organizados por categoria: estratégia, puzzles, role playing, cartas, tradicionais, ...



Top Speed 2
Simulador de corridas em português.
O jogo chama-se Top Speed 2 e pode ser encontrado em:
www.playinginthedark.net/download_e.php


De seguida, apresentamos uma lista de sites onde poderá encontrar jogos de áudio:

http://www.vipgameszone.com/
http://www.gmagames.com/
http://www.l-works.net/
http://www.alteraeon.com/
www.bavisoft.com 

Existem também jogos que, apesar de não serem pensados para cegos são perfeitamente acessíveis a leitores de ecrã. Disto é exemplo um jogo on-line que está a ganhar cada vez mais adeptos e que está disponível em português. Neste jogo totalmente gratuito que é jogado no browser da Internet, somos um treinador de uma equipa de futebol e acompanhamos a nossa equipa na liga contra outros utilizadores.
Joga-se em http://www.hattrick.org/

Sem comentários:

Enviar um comentário