22/01/2012

Living Usability Lab

O Living Usability Lab - Laboratório Vivo de Utilização de Tecnologias Inovadoras para as Redes de Nova Geração- é um projecto colaborativo de I&D que tem como objctivo o desenvolvimento de tecnologias e serviços para tornar os cidadãos seniores mais saudáveis, activos e produtivos, prestando especial atenção às especificidades de usabilidade.

O projeto adota os princípios do design universal e das interfaces naturais do utilizador (fala, gestos), fazendo uso das vantagens trazidas pelas Redes de Nova Geração e computação distribuída. Daí que, este projecto vai tem impacto na população em geral, incluindo os séniores e os cidadãos com necessidades especiais de carácter permanente ou temporário.

Pretende facilitar a vida quotidiana das pessoas idosas, combater o isolamento e a info-exclusão, aumentando sua capacidade de trabalho, autonomia e melhorando a sua saúde e bem-estar.

O novo Laboratório tem como objetivo a construção de laboratórios vivos, nos quais se simulam ambientes e cenários de utilização de tecnologias e serviços em ambiente real, que poderão ser experimentados pelos utilizadores finais (cidadãos seniores, pessoas com necessidades especiais e cidadãos em geral).

Os serviços previstos neste projeto são: acesso multimédia à informação e intercâmbio de dados pessoais; tele-saúde e entrega automática de medicamentos; suporte às actividades diárias da vida social, cívica e em comunidade; gestão automática do ambiente para melhorar tanto a qualidade de vida como a segurança.

Para mais informações, clique aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário