Projeto de pesquisa que visa a aplicação de ferramentas robóticas como forma de melhorar a vida social de jovens com deficiência cognitiva, autismo e deficiência mental. Em particular, o objetivo é melhorar as habilidades de interação e comunicação com o meio-ambiente e com outras pessoas.
Este trabalho surge de uma parceria entre a Universidade do Minho e a APPACDM de Braga (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental)
Neste estudo o robô foi inicialmente apresentado aos adolescentes, pela professora residente da APPACDM, em contexto de sala de aula. Posteriormente, os investigadores da UM interagiram diretamente com cada um dos adolescentes individualmente. Todas as experiências foram registadas em vídeo e analisadas posteriormente com o objetivo de quantificar os indicadores de ocorrências previamente definidos pelas educadoras da APPACDM.
Neste momento estão a ser projetadas e estudadas novas formas de interagir com as crianças autistas em idade escolar, utilizando plataformas robóticas com maiores capacidades.
Mais informações sobre este projeto em http://robotica-autismo.com/
Este trabalho surge de uma parceria entre a Universidade do Minho e a APPACDM de Braga (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental)
Neste estudo o robô foi inicialmente apresentado aos adolescentes, pela professora residente da APPACDM, em contexto de sala de aula. Posteriormente, os investigadores da UM interagiram diretamente com cada um dos adolescentes individualmente. Todas as experiências foram registadas em vídeo e analisadas posteriormente com o objetivo de quantificar os indicadores de ocorrências previamente definidos pelas educadoras da APPACDM.
Neste momento estão a ser projetadas e estudadas novas formas de interagir com as crianças autistas em idade escolar, utilizando plataformas robóticas com maiores capacidades.
Mais informações sobre este projeto em http://robotica-autismo.com/
Reportagem sobre este projeto no Porto Canal:
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