11/02/2012

Encerramento do Blogue

Caros/as visitantes e seguidores

A partir do dia 11 de fevereiro de 2012, e para efeitos de avaliação da Unidade Curricular Tecnologias de Informação e Comunicação do 1º ano do Mestrado em Educação Especial - Área de Especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas, este blogue deixará de ser atualizado.

Esperamos que a informação que disponibilizamos seja útil para todas/os que partilham connosco o interesse por esta área e que continuem a visitá-lo e divulgá-lo junto da comunidade educativa.

Para sugestões, comentários, partilha de informação, utilizem o e-mail do grupo: dae.grupo1@gmail.com.

Até breve

Cátia Sacadura
Cidália Araújo
Ricardo Cardoso
Sónia Costa
Susana Gomes



10/02/2012

Artigo "Adaptive Computer Assisted Instruction (CAI) for Students with Dyscalculia"

Este artigo indiano de A. Brunda e J. Bhavithra, aborda a utilização de uma ferramenta adaptada de E-learning e E-aprendizagem em crianças com dificuldades na aprendizagem da matemática.


Esta ferramenta multimédia para alunos com dificuldades de aprendizagem específicas na área da matemática possibilita aos alunos uma oportunidade de maximizar o seu potencial de aprendizagem e competências através de um software educacional.




Ações de Formação na área das DAE e TIC

Durante os próximos meses, irão decorrer diversas ações de formação na área das Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE) e também das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em diversos locais de Norte a Sul do país.

Poderá obter mais informações (Ficha de Inscrição, Programa, Cronograma, Local, Preço, etc.) sobre estas acções de formação em: http://www.dislexia-pt.com/formacao.htm.

Segue-se a listagem de algumas destas ações de formação:

NEUROPSICOLOGIA DA CRIANÇA E ADOLESCENTE
11 Fevereiro a 30 Junho (60 horas)

Local: ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Lisboa)

Programa: http://docs.octaviomoura.com/ISPA_Neuropsicologia.pdf





DISLEXIA: DA SINALIZAÇÃO À INTERVENÇÃO
24 e 25 Fevereiro 2012 (12 horas)

Local: Psicofelgueiras (Felgueiras)

Programa: http://docs.octaviomoura.com/Psicofelgueiras_Dislexia.pdf





SPSS - ANÁLISE ESTATÍSTICA
6, 8, 10, 12, 14, 17 Março 2012 (30 horas)

Local: IAP (Matosinhos)

Programa: http://docs.octaviomoura.com/IAP_SPSS.pdf





HIPERACTIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO: Avaliação Psicológica em Crianças
22, 23 e 24 Março 2012 (14 horas)

Local: ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Lisboa)

Programa: http://docs.octaviomoura.com/ISPA_PHDA(6ed).pdf





DISLEXIA E OUTRAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
16, 17 e 18 Abril 2012 (12 horas)

Local: IAP (Matosinhos)

Programa: http://docs.octaviomoura.com/IAP_Dislexia.pdf

Investigadores britânicos desenvolvem robot que ajuda crianças com autismo a identificar emoções

Pesquisadores da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, desenvolveram um robot capaz de ajudar crianças com autismo a melhorarem sua interação social. O Kaspar (Kinesics and Synchronisation in Personal Assistant Robots) é um robot do tamanho de crianças, usado em estudos de interação entre robots e humanos, no âmbito da robótica cognitiva e do desenvolvimento de tecnologias assistivas, incluindo estudos sobre os possíveis benefícios terapêuticos e educacionais que os "mediadores robotizados" podem proporcionar a crianças com autismo.

O projeto faz parte do European RobotCub Project , que visa construir uma plataforma de robots de código aberto para pesquisa, desenvolvimento cognitivo.

Os estudos realizados com o robot reconhecem o importante papel da brincadeira no desenvolvimento infantil e têm como meta criar melhorias para crianças que estão impedidas de brincar devido a alterações cognitivas, de desenvolvimento ou físicas. Os brinquedos robóticos buscam capacitar estas crianças para que descubram a variedade de estilos de jogos e possam brincar social e cooperativamente.

O robot, chamado Kaspar, é programado para sorrir, franzir, rir, piscar e balançar os braços. O robot ainda está em fase experimental, e os investigadores esperam que ele possa ser produzido em massa por um preço menor.

O robot faz poucos truques, como dizer: "Olá, meu nome é Kaspar. Vamos brincar". Ele ri quando as crianças se encostam, levanta os braços e, se leva uma bofetada, põe as mãos no rosto e grita: "Ai, isso dói".

Há projetos similares no Canadá, no Japão e nos EUA, mas a pesquisa inglesa é uma das mais avançadas. Até agora, cerca de 300 crianças com autismo já brincaram com Kaspar na Inglaterra.

Fonte: Isaude.net


Mais informação em http://kaspar.feis.herts.ac.uk/

Jogo informático leva emoções aos dedos das crianças com autismo

LifeisGame é um jogo de computador dedicado a crianças com perturbações do espectro autista que precisam de aprender a identificar a expressão de emoções num rosto humano.

O projeto está a ser desenvolvido por uma equipa da Universidade do Porto, da qual fazem parte investigadores, terapeutas e psicólogos da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Para a notícia na integra, consulte a página do Jornal Público.

Para visualizar a reportagem apresentada na SIC, clique aqui.

Estudo de Caso - Deficiência Auditiva e TIC

O vídeo a seguir apresentado demonstra a utilização de soluções tecnológias acessíveis numa escola para alunos surdos na Tailândia.


Fonte: Microsoft

Estudo de Caso - DAE e TIC

Alunos com autismo têm, frequentemente, problemas de comunicação, tornando-se um desafio para interagir com os colegas e professores.

Centro de Autismo em Abu Dhabi, que faz parte da Organização para a Assistência Humanitária e Necessidades Especiais na Emirados Árabes Unidos, os alunos e os professores usam um dispositivo de tecnologia assistiva chamado de Maestro DynaVox. Construído sobre o sistema operacional Windows 7, este dispositivo ajuda os alunos a interagir, comunicar e desenvolver as competências linguísticas, para que possam integrar e função na sociedade.

Fonte: Microsoft

Estudo de Caso - Deficiência Visual e TIC

No Colégio San Benito, uma escola primária localizada em Santiago do Chile, está comprometida em fornecer educação de qualidade a todos os alunos, incluindo aqueles com deficiências.

Durante anos, Ignacia Picas, uma estudante com deficiência visual, contou com uma Perkins Brailler, uma máquina de escrever especial usada para criar notação em braille. Mas esta máquina era pesada e barulhenta.

A alunos queria participar nas mesmas atividades que os seus colegas, que muitas vezes utilizavam computadores na sala de aula.

Ela agora usa programas de acessibilidade do Windows e ferramentas embutidas em aplicativos do Microsoft Office, juntamente com o JAWS (software de leitura de ecran) como parte da sua rotina diária.

Agora Ignacia, totalmente incluída no processo de aprendizagem mantém o seu desempenho académico na média para a escolaridade.



Fonte: Microsoft

Estudo de Caso - NE e TIC

Giesbert Nijhuis era um  designer gráfico e fotógrafo quando teve uma lesão medular devido a um acidente de carro em dezembro de 1995.

Este acidente deixou-o paralisado do pescoço para baixo, mas ele assumiu as suas antigas profissões novamente substituindo o lápis com um computador.

Agora ele faz todas as suas obras com a cabeça, usando um HeadMouse para controlar seu cursor.

Para escrever e trabalhar no Photoshop e todos os outros aplicativos que dependem de atalhos de teclado ele usa o AssistiveWare (teclado no ecrã).

Giesbert Nijhuis dedica-se a atualizar um site que narra a sua vida antes e depois do acidente, faz desenhos para t-shirt's, capas de CDs, cartazes de cinema, ícones de aplicativos e muito mais, usando a cabeça e a sua Apple Power Mac G5 Quad.


Fonte: http://www.assistiveware.com

Estudo de caso - NE e TIC

Mike Phillips é um jogador e escritor freelance que nasceu com uma atrofia muscular espinhal (AME).

Neste vídeo, ele explora as fronteiras da acessibilidade, joga jogos como World of Warcraft e Unreal Tournament 2004, com apenas o polegar, um sensor de proximidade, e outros dispositivos eletrónicos.

Mas o Mike não só usa o seu Mac para jogar, ele também escreve resenhas de jogos, faz apresentações em conferências, escreveu capítulos de vários livros, trabalha num romance e é ativo como um fotógrafo e artista digital.

Mike Phillips vive em Tampa, Florida, Estados Unidos da América.



09/02/2012

MagicKey

O desenvolvimento do Projecto MagicKey começou em 2005 no Instituto Politécnico da Guarda em resposta a um desafio concreto de encontrar uma forma eficiente de interação com o computador para pessoas que não poderiam utilizar os membros superiores.

Nesse mesmo ano produziu-se a primeira aplicação, designada por MagicKey, que viria a dar o nome a todo o Projecto. Esta aplicação veio a ser galardoada com o Prémio Eng. Jaime Filipe 2006, instituído pelo Instituto de Segurança Social.

Nos anos seguintes muitas mais aplicações foram desenvolvidas, sendo que uma dessas aplicações, designada por MagicEye, veio novamente a ser galardoada com o prémio Eng. Jaime Filipe em 2008.



MagicKey:

Esta aplicação permite o controlo do rato do computador, de uma forma rápida e precisa, apenas com os movimentos da cabeça do utilizador.

Esta reportagem da SIC mostra o utilizador Hugo, a utilizar o sistema MagicKey:


Para mais informações acerca deste projeto, consulte: http://www.magickey.ipg.pt/Default.aspx

Cadeira de rodas inteligente criada na Universidade do Porto

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) divulgou em janeiro de 2011, a criação de uma plataforma que permite transformar qualquer cadeira de rodas elétrica numa cadeira de rodas inteligente capaz de ser comandada por voz e por sensores.

O invento chama-se «IntellWheels» e é capaz de se desviar sozinho dos obstáculos, planear tarefas, comunicar com outros dispositivos, além de permitir ao paciente selecionar o seu modo preferido de comando da cadeira de rodas.

O «IntellWheels» também prevê a realização de uma recolha alargada de dados e a realização de um vasto conjunto de experiências, utilizando pacientes reais, de modo a validar completamente todas as metodologias desenvolvidas.
Para ler a notícia completa, clique aqui.

Workshop "A Tecnologia ao Serviço das Pessoas com Limitações”

O Centro de Recursos TIC (CRTIC) de Chaves, em parceria com o Instituto Politécnico da Guarda, irá realizar no dia 25 de Janeiro, pelas 15h e 30m, um workshop subordinado ao tema "A tecnologia ao serviço das pessoas com limitações", no qual serão abordadas as seguintes aplicações: Magic Key, Magic Eye, Magic Joystick, Magic Keyboard e Magic Home.

Contactos:

Web: http://sites.google.com/site/crticeechaves/
Email: crtic@afgc.pt

Agrupamento Vertical Dr. Francisco Gonçalves Carneiro
Centro de Recursos TIC para a Educação Especial (CRTIC) - CHAVES

Horário: 15h30m — 18h

Local: Auditório EB2/3 Dr. Francisco Gonçalves Carneiro, Rua Contador de Argote Chaves


ORGANIZAÇÃO:
CRTIC - CHAVES
Instituto Politécnico da Guarda
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50, 6300-559 Guarda
Telf.: 271220120

Para qualquer esclarecimento contactar:

CRTIC – Chaves
EB2/3 Dr. Francisco Gonçalves Carneiro
Telf. 276340360
Telm.: 939403474
Email: crtic@afgc.pt ,mariababo@afgc.pt


INSCRIÇÕES GRATUITAS e LIMITADASAté 18 de Janeiro

Email: crtic@afgc.pt , mariababo@afgc.pt
Telm.: 939403474

A tecnologia ao serviço das pessoas com limitações


CONTEÚDOS
- MagicKEY– sistema que permite controlar o rato do computador com os olhos e movimentos de cabeça.
- MagicEYE – sistema que permite controlar o rato do computador apenas com a direcção do olhar.
- MagicJoystick – programa que permite transformar um vulgar Joystick num dispositivo de controlo do rato.
- MagicKeyboard - programa que permite a criação de quadros de comunicação alternativa personalizados.
- MagicHOME – interface que permite controlar o ambiente.


DESTINATÁRIOS:
- Docentes, Educadores,Técnicos e Terapeutas, Encarregados de Educação,
- Assistentes Operacionais e outros profissionais ligados à educação

08/02/2012

Keepon - Robot que interage com a criança com autismo

Keepon é um pequeno robô amarelo projetado para estudar o desenvolvimento social, interagindo com as crianças.

Foi desenvolvido pelo professor Hideki Kozima do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC), em Kyoto , no Japão. 

Tem quatro motores, pele de borracha, duas câmaras nos seus olhos, e um microfone no seu nariz.

O seu criador afirma que o Keepon tem sido usado para estudar os mecanismos subjacentes à comunicação social. A sua aparência simples e comportamento são destinados a ajudar as crianças, mesmo aqueles com transtornos de desenvolvimento como o autismo, para compreender suas ações e emoções.



Texto extraído do site http://www.getrobo.com/getrobo/2008/11/q-after-people-heard-about-the-news-of-keepon-being-commercialized-some-readers-asked-why-the-robot-had-to-be-so-expens.html

Mais informações sobre este projeto em http://beatbots.net/

Robótica - Autismo

Projeto de pesquisa que visa a aplicação de ferramentas robóticas como forma de melhorar a vida social de jovens com deficiência cognitiva, autismo e deficiência mental. Em particular, o objetivo é melhorar as habilidades de interação e comunicação com o meio-ambiente e com outras pessoas.

Este trabalho surge de uma parceria entre a Universidade do Minho e a APPACDM de Braga (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental)

Neste estudo o robô foi inicialmente apresentado aos adolescentes, pela professora residente da APPACDM, em contexto de sala de aula. Posteriormente, os investigadores da UM interagiram diretamente com cada um dos adolescentes individualmente. Todas as experiências foram registadas em vídeo e analisadas posteriormente com o objetivo de quantificar os indicadores de ocorrências previamente definidos pelas educadoras da APPACDM.

Neste momento estão a ser projetadas e estudadas novas formas de interagir com as crianças autistas em idade escolar, utilizando plataformas robóticas com maiores capacidades. 

Mais informações sobre este projeto em http://robotica-autismo.com/



Reportagem sobre este projeto no Porto Canal:



Mandíbula artificial


Foto © Yorick Jansens, BELGA/AFP

Uma mulher holandesa recuperou a fala e outras funções graças ao implante de uma mandíbula artificial, obtida graças a uma técnica inovadora de criação de imagens 3D.

Jules Poukens, um dos médicos da equipa composta por belgas e holandeses envolvida no procedimento cirúrgico, contou, numa conferência de imprensa coletiva em Hasselt, na Bélgica, que a prótese pode ser implantada no corpo do paciente, reduzindo substancialmente o tempo de cirurgia.

A prótese, que pesa 107 gramas (mais 37 do que um maxilar verdadeiro), pode custar até 9.000 euros. No entanto, os médicos sublinham que, apesar de elevado, o valor é recompensado pelos benefícios, em particular a redução do tempo da operação e da hospitalização e a melhoria do estado de saúde do paciente.

Esta intervenção cirúrgica inovadora foi proporcionada graças a uma colaboração entre várias instituições de ensino e de saúde da Bélgica e da Holanda, entre as quais a Hasselt Biomed University e o Centro Médico de Sittard-Geleen.

O iPad nas NEE

O iPad possui um mundo de possibilidades para desenvolver as habilidades de pessoas com deficiência, facilitar sua vida, além de entretê-las e diverti-las, como nunca antes se imaginou possível.

Contribuindo, assim, no processo de aprendizagem, comunicação ou reabilitação de pessoas com necessidades especiais.

Neste post, apresentaremos algumas dessas possibilidades.


Vídeo de apresentação das vantagens do iPad e alguns aplicativos:




Criança a utlizar um jogo de memória:


Utilização por crianças com autismo:




Utilização por crianças com Trissomia 21:


Bébé com holoprosencefalia:



Pessoa com surdez:


Hagáquê



O HagáQuê é um software educativo de apoio à alfabetização e ao domínio da linguagem escrita.

Trata-se de um editor de histórias em banda desenhada (BD) com um banco de imagens com os diversos componentes para a construção de uma BD (cenário, personagens, etc) e vários recursos de edição destas imagens.

O som é um recurso extra oferecido para enriquecer a BD criada no computador.

Em português.

Para mais informações e download, clique aqui.


Plaphoons

Comunicador multimédia dinâmico para comunicação aumentativa.

Permite utilizar a combinação de imagens, textos e sons para mensagens da vida diária.

Pode ser utilizado para a reabilitação da memória, da fala ou para estimular a aprendizagem da escrita ou de conceitos educativos.



Globus

Programa que faz uma representação gráfica no ecrã da voz emitida num microfone.

Útil para estimular a fala.

Em português.



NEE e TIC

As tecnologias de Informação e comunicação (TIC) têm-se revelado um excelente instrumento de apoio para o desenvolvimento motor, cognitivo e socio-afetivo das crianças e jovens com necessidades educativas especiais. 

De fato, os estudos demonstram, que o uso eficiente das TIC impulsiona um aumento da motivação/estimulação dos alunos.

As pessoas com necessidades especiais enfrentam inúmeras dificuldades em se adaptarem a hábitos que, no geral, consideramos simples e rotineiros, tais como produzir ou ler um texto. Daí a mais valia da criação e utilização de software adaptado.

A utilização das tecnologias, no caso específico das crianças com necessidades educativas especiais, desperta interesse e motivação pela descoberta do conhecimento, se tivermos em conta os seus interesses e necessidades.

Kidspiration

Este software auxilia os alunos com DAE a: visualizar e desenvolver ideias, compreender e reter conceitos, planificar e organizar trabalhos, melhorar a comunicação e fazer apresentações.


Este e outros softwares semelhantes podem ser consultados em

http://www.inspiration.com/

Kurzweil e Read&Write

Recursos educativos que têm como objectivo ajudar os alunos com dificuldades de aprendizagem específicas a:

 ◦Ler e escrever
  
◦Compreender o texto
  
◦Melhorar a fluência da leitura
  
◦Adquirir competências de estudo
  
◦Organizar e pesquisar informação para os trabalhos

Kurzweil 3000 Version 12 

Site: http://www.kurzweiledu.com/



Read&Write Gold






Site:http://www.texthelp.com/



Ginger

Software com as seguintes características:

- verificador gramatical e ortográfico;

- leitor de texto em voz alta.

Pode beneficiar os alunos com dificuldades de aprendizagem específicas na escrita e leitura.


Para versão em português, consultar o site: http://portuguese.gingersoftware.com/


Audible


Site que vende livros audíveis. Utiliza um programa compatível com mais de 500 aparelhos.

Para além dos livros estão ainda disponíveis revistas, programas de rádio, discursos, entre outros.

Permite que pessoas com problemas leitura ou compreensão da escrita possam ouvir os livros e ter acesso à informação através de outro meio que não a leitura, facilitando-lhes o processamento da informação.
Mais informações em http://www.audible.com/



Braille Fácil



O programa Braille Fácil permite que a criação de uma impressão Braille seja uma tarefa muito rápida e fácil, que possa ser realizada com um mínimo de conhecimento da codificação Braille.


O texto pode ser digitado diretamente no Braille Fácil ou importado a partir de um editor de textos convencional.

Mais informações em: http://www.intervox.nce.ufrj.br/brfacil//brfacil/

Falador

Programa que lê textos em português e apresenta, simultaneamente no ecrã, a imagem dos lábios a movimentarem-se.

Pode ser utilizado para estimular a aprendizagem da escrita e da fala.

Gratuito!

http://www.falador.com/


Text Aloud MP3


O Text Aloud MP3 é um programa que permite sintetizar e gravar fala a partir de texto.

Pode ser utilizado como auxiliar de leitura de textos, correio electrónico, páginas web, livros em formato digitais, etc., por pessoas com deficiência visual, mental ou dislexia ou como ferramenta de comunicação aumentativa, por parte de pessoas com dificuldades de comunicação verbal.

Os textos podem ser ouvidos em tempo real ou gravados para ficheiros WAV ou MP3.




Não é gratuito ($29,95).
No entanto, é possível o download de uma versão de demonstração.

Mosaico.edu

Este espaço, em português, foi concebido para professores e outros técnicos que desenvolvam atividades no âmbito da Educação Especial.
http://www.cercifaf.org.pt/mosaico.edu/ee/index_ee.htm/mosaico.edu/ee/index_ee.htm

Oferece um conjunto de recursos formativos e informativos acerca das problemáticas que podem estar na base de dificuldades de aprendizagem e procura fornecer pistas para que sejam encontradas as melhores soluções educativas para as crianças com necessidades educativas especiais. 


Ligações e metodologias de intervenção, exemplos de práticas de utilização das TIC em educação especial, documentação diversa e informação acerca de eventos relacionados com a educação especial estão disponíveis nas várias secções apresentadas neste espaço.


O menu Saber dos Recursos, Software, Freeware / Shareware, oferece ligação a espaços na Internet de onde se pode fazer download de software que pode ser utilizado na Educação Especial.


O menu Ciber@ctividades disponibiliza um conjunto de actividades online, agrupadas em três classes – Borboletas, Chapins e Golfinhos. Em cada classe, estas pequenas aplicações interactivas, encontram-se organizadas segundo critérios associados a aquisições ou competências básicas dos seus destinatários – alunos em fase escolar (1º Ciclo), pré-escolar ou em educação especial.




Ciber@actividades / Golfinhos / Observar e conhecer / O corpo humano / II




Ciber@actividades / Golfinhos / Raciocínio e Cálculo / Cada um na sua vez



Children's Talking Dictionary & Spell Corrector

Aparelho que permite verificar como se escreve, como se pronuncia e como devem ser feitas as letras necessárias para escrever a palavra.

O aparelho permite ainda saber o significado da palavra escrita no visor ou por som, como o utilizador preferir.

Mais informações em http://www.franklin.com/for-children/children-s-talking-dictionary-spell-corrector

Calculadoras “falantes”




Como o nome indica, são calculadoras que dizem que numero foi seleccionado, que operação foi feita, qual o seu resultado.


Existem em vários tamanhos e em vários tipos, desde as mais básicas até às científicas.

O volume é regulável.

Vídeo de demonstração:

Watchminder


Relógio que permite que sejam programadas rotinas, instruções, lembretes, num determinado intervalo de tempo ou a uma certa hora.

Pode também ser usado por pais ou professores para estar constantemente a lembrar de dar reforços positivo à pessoa em causa.

Pode ainda ser usado como um horário de estudo ou mesmo programado com o horário escolar do aluno.

Para pessoas com dificuldades visuais, o watchminder permite que se usem caracteres maiores e/ou vibrações.

Para mais informações, consultar http://ldonline.learningstore.org/we1075t.html

Fusion

Ferramenta que pode ser útil a alunos com dificuldades de aprendizagem específicas na escrita.

Ajuda os alunos que podem ter problemas na escrita manual e preferem usar o teclado.

O processamento de texto permite aos alunos editar e corrigir o texto escrito mais eficazmente que fazê-lo à mão.

Mais informações em http://www.writerlearning.com/special-needs/fusion.php/special-needs/fusion.php

Livescribe Smartpen



Caneta com um computador embutido que funciona em qualquer caderno e grava tudo o que é escrito e ouvido, permitindo ao aluno ouvir posteriormente as explicações do professor sobre determinado assunto quando estiver a estudar/rever alguma matéria.


Mais informações em:

http://www.livescribe.com/pt/

http://www.livescribe.com/en-us/solutions/learningdisabilities/

Smartbox Assistive Technology

Smartbox Assistive Technology são especialistas em comunicação baseada em computador e acesso a sistemas de computador para pessoas com deficiência.

O site encontra-se em http://www.smartboxat.com/


Entre outras informações,
  • Fornece informações sobre os diversos tipos de hardware e software para pessoas com dificuldades de comunicação

  • Fornece informações sobre os diversos tipos de hardware e software para pessoas com problemas de visão

Tese de Mestrado “Ajudas Técnicas à Comunicação para Pessoas com Paralisia Cerebral”

Dissertação de Manuel Gradim de Oliveira Gericota, apresentada para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação do Prof. Doutor José Manuel Martins Ferreira.


Iniciado com uma identificação dos requisitos dos utilizadores, realizada em cooperação com terapeutas do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral do Porto, e recorrendo à utilização de tecnologias desenvolvidas para aplicação em sistemas de gravação/reprodução com larga expansão no mercado, este trabalho conduziu à criação de um conjunto de ajudas técnicas à comunicação, tornando os seus benefícios acessíveis a um número maior de pessoas com problemas de comunicação.


Para ler o texto integral, clique aqui.

07/02/2012

Aprender a ler - Palavras de duas letras

Recurso multimédia online para desensenvolver a leitura, com utilização de palavras de duas letras.

Clique aqui para aceder ao recurso.

Aprender os números


Recurso multimédia online para aprender os números.

Pode jogar aqui.

Aprender as Cores


Recurso multimédia online para aprender as cores.

Pode jogar aqui.

Pequenas frases - Repetir e aprender

Recurso educativo online para crianças que já sabem o alfabeto, em que se pretende a repetição de peqeunas frases.

Pode jogar aqui.

ABC BEBELÊ - Aprender as letras



Alfabeto Animado para aprender as letras maiúsculas.

Pode jogar aqui.



Alfabeto Animado para aprender as letras minúsculas.

Pode jogar aqui.

Aventuras 2


Um verdadeiro caderno digital que possibilita à criança brincar com a Língua Portuguesa, usando frases, expressões, palavras, sílabas, imagens, sons e voz.
Este é um exemplo de um software inclusivo, indicado para todos os aprendizes desta língua, crianças, jovens ou adultos com necessidades educativas especiais,adultos em situações de reaprendizagem.
Este produto foi avaliado e é recomendado pelo Ministério da Educação Português.

ajuda técnica: ISO 05 03 09
download: http://arca.imagina.pt/files/software/Aventuras_2.exe
faixa etária: 4 aos 10 anos
nível de ensino: pré-escolar | 1º ciclo
requisitos mínimos: Windows XP e Vista

Comunicar:com símbolos


Ferramenta ideal para escrever texto ilustrado com símbolos, indicado para todos os utilizadores que precisem de desenvolver as suas competências básicas em leitura e escrita e para os que usam os símbolos como apoio à comunicação e linguagem.

A edição portuguesa deste produto já se encontra segundo as normas do Acordo Ortográfico de 1990 que entrou em vigor a partir de janeiro de 2009.

ajuda técnica: ISO 05 06 21
download: http://arca.imagina.pt/files/software/Comunicar_com_Simbolos.exe
faixa etária: todas as idades
nível de ensino: 1º ciclo | 2º e 3º ciclos | secundário
requisitos mínimos: Windows XP | Vista | 7

O IPad e as crianças com Autismo

Vídeo de partilha de uma mãe com um filho de seis anos com Síndroma de Asperger, que demonstra como as novas tecnologias, nomeadamente o IPad pode ajudar no desenvolvimento da comunicação além de outras capacidades.

Protótipo para fins terapêuticos de pessoas com autismo

No IBILI (Institute of Biomedical Research on Light and Image,) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, acaba de ser criado um protótipo que recorre aos jogos para fins terapêuticos de pessoas com autismos.

Veja o vídeo desta solução que pode ser usada em ambiente doméstico.

06/02/2012

CRID - Centro de Recursos para a Inclusão Digital

Este projeto, mais do que um espaço apetrechado de equipamento informático adaptado aos cidadãos com necessidades especiais, pretende ser um serviço privilegiado de utilidade pública na área das tecnologias de informação e comunicação (TIC).

Dotado de recursos tecnológicos e dinamizado por técnicos qualificados, este centro pretende promover a habilitação e certificação de cidadãos com necessidades especiais na sociedade de informação, perspectivando-se o alargamento desta intervenção ao seio familiar destes destinatários.



Para consultar o site, clique aqui.

Atelier "Eu danço"



Ateliers destinados a crianças com dificuldades de aprendizagem, necessidades educativas especiais ou algum tipo de disfunção, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos e os 7 e os 12 anos.

Nos ateliers de dança criativa, através da pesquisa do movimento individual e suas possibilidades criativas, serão abordados diversos temas do quotidiano das crianças e do mundo que estão a descobrir e a construir.

Cada sessão: €10/criança
+ de 3 sessões: 10% desconto


Local:
Rua do Vale Formoso de Baixo, 94 - 3º Esquerdo (ao Braço de Prata), Lisboa

Para mais informações:
Telemóvel: 919 455 062
email: eudanco2010@gmail.com

Linha de Brinquedos Inovadora


Leonor Pereira, mestre em Engenharia Têxtil pela UM, desenvolveu a dissertação "Design Inclusivo: Tocar para Ver - Brinquedos para Crianças Cegas e de Baixa Visão".


Esta investigadora da Universidade do Minho (UM) criou uma linha de brinquedos para crianças cegas e pondera pôr os produtos no mercado, face à "escassez" de respostas para aquele público específico.

As peças foram construídas com base nas texturas, nos relevos e nas cores, recorrendo, por isso, a diferentes malhas e bordados, percetíveis através do tato.

Foram testadas por crianças de um jardim-de-infância do distrito de Aveiro, com idades compreendidas entre os 3 e 6 anos, tendo o feedback sido "muito positivo".

Filme "Gesto"



GESTO é mais do que um documentário. É um espaço de diálogo, de partilha, de opinião entre SURDOS e OUVINTES, entre PÚBLICO em geral e CINÉFILOS em particular.


Sinopse:
António tem 18 anos e é surdo profundo. Quer estudar cinema fora de Portugal e tornar-se realizador. E fazer filmes para todos, surdos e ouvintes. Este é o seu sonho que, como todos os sonhos, tem um preço: questionar-se, pôr-se em causa a si mesmo e à comunidade à qual pertence. Ao mesmo tempo, vive o seu primeiro amor com Irina, uma jovem surda que não compreende o porquê de ele tanto querer sair da escola e do país.
Pela primeira vez na vida, o mundo de António está a desabar. Mas quiçá valha a pena perder o mundo para conquistar o universo, onde surdos e ouvintes se descubram num mesmo gesto.

Instituto Nacional para a Reabilitação disponibiliza Linha Direta para esclarecimento de dúvidas

A partir deste mês, janeiro de 2012, a Linha direta de atendimento do INR, I.P. vai funcionar entre terça a quinta-feira das 10 às 12 horas e trinta minutos, e das 14 às 17 horas, através do número 21 7929500.

Este serviço de atendimento, disponibiliza uma equipa de técnicos especializados, que presta informação e orientação sobre os recursos existentes, aos cidadãos com deficiência, suas famílias, organizações e serviços que intervêm no âmbito dos seus direitos, deveres e benefícios.


Para o esclarecimento de questões e pedidos de informação poderá também recorrer, por escrito, via correio electrónico em inr@inr.mtss.pt.

01/02/2012

Seminário Educacional com William L. Heward e Jill C. Dardig

Este seminário destina-se a:
- Professores e educadores de ensino especial
- Professores e educadores do ensino regular
- Terapeutas da fala
- Terapeutas ocupacionais
- Analistas comportamentais
- Psicólogos
- Pais
- Outros interessados em ensino e aprendizagem



Programa:
- Six Common Teaching Mistakes and What To do Instead
William L. Heward, Ph.D, BCBA-D
- Involving Parents in their Children's School Programs: Practical Tools for Teachers
Jill C. Dardig, Ed.D


Locais:

Lisboa: 14 de Abril Auditório Glaxo SmithKline - Rua Dr. António Loureiro Borges, nº 3 Arquiparque – Miraflores 1495-131 Algés

Porto: 21 de Abril Universidade Lusófona do Porto – Rua Augusto Rosa, nº 24 (à Pç da Batalha) 4000-098 Porto




Para mais informações e/ou inscrições, contacte o Centro ABA:

E-mail: geral@centroaba.com

Telefone: 214 839 313

Fax: 214 839 315

Telemóvel: 93 144 01 97